Disfunção Sexual Masculina
Disfunção sexual se refere a várias formas pela qual a pessoa está impossibilitada de participar de um relacionamento sexual da forma como ela desejaria. Pode haver a falta de interesse; falta do prazer; a falta de resposta fisiológicas para a interação como, por exemplo, a ereção masculina ou a lubrificação feminina; a incapacidade de controlar ou de sentir o orgasmo.
A resposta sexual é um processo psicossomático (físico e psicológico), assim, ambos podem ser a causa de uma disfunção sexual ou não. Por isso é necessário tanto uma avaliação psicológica para com o momento da vida do sujeito, quanto uma avaliação de clínica médica - urologista ou ginecologista - para com a saúde física a fim de avaliar os fatores psicológicos e/ou orgânicos.
Na diferenciação dos gêneros, contudo, as mulheres tendem a apresentar mais comumente queixas sobre a qualidade subjetiva da experiência sexual e a ligação na falta do prazer ou do interesse; já os homens, por um lado, embora queixando-se de falha específica, como ereção ou ejaculação, frequentemente relatam o desejo sexual mantido.
Entretanto a impotência sexual masculina ainda é um tabu, pois boa parte da virilidade e orgulho masculino advém de uma boa relação sexual, por mais que se justifiquem outros fins. A impotência sexual masculina quando não orgânica, está geralmente relacionada ao estresse como uma das causas mais frequentes, seja o estresse: profissional, preocupações financeiras, problemas no relacionamento conjugal, outros... que podem vir a causar um episódio de impotência, e consequentemente gera ansiedade pelo bom desempenho. Inicia-se então a preocupação excessiva com a ereção, assim, a cada vez que há possibilidade de relação sexual dar-se-á um mecanismo ansioso que gera descarga adrenérgica pela insegurança, pela dúvida e pelo medo de que a ereção não ocorra, e por sua vez completa o círculo vicioso, ou seja um padrão de comportamento.
A psicoterapia utiliza de seus mecanismos para trabalhar neste processo e tem excelentes resultados. Minimiza ansiedades envolvendo o contexto da sexualidade, contribui para que o homem compreenda melhor os próprios receios, auto cobranças e vulnerabilidades presentes na relação afetiva.
--
Psicóloga Carla Ribeiro CRP-SP 86203
Av. Conselheiro Nébias, 444 cl. 1709 - Encruzilhada, Santos SP
Tel. (13) 33019055 / WhatsApp +5513981148567
Instagram: @psicologacarlaribeiro
Facebook: https://web.facebook.com/PsicologaCarlaRibeiro
E-mail: contato@psicologacarla.com
Comentários